Termina Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários

segunda-feira, 13 de junho de 2011


As Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM) realizou mais uma semana de formação missionária na última semana, dias 6 a 10. Desta vez, a formação, que contou com a participação de 38 sacerdotes, foi direcionada para Párocos e Vigários.

Realizada na sede nacional das POM, em Brasília, a formação teve por objetivo, segundo o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, conscientizar os párocos e vigários da importância da dimensão missionária para a Igreja. Ele também destacou a formação missionária para Formadores de Seminário, realizada em maio.

“Os encontros foram momentos oportunos para ajudar a darmos um passo importante na animação missionária, seja nas paróquias, nos seminários junto ao nosso povo, principalmente com este compromisso de que a missão vai além de nós, não tem fronteiras”, avaliou o diretor, que destacou a importância da dimensão missionária. “A questão missionária deve ser uma linha transversal de todas pastorais e movimentos que existem em nossa Igreja”.

Para o fundador do Instituto Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga, a dimensão missionária é a essência da Igreja que nasceu com o próprio Pai. Por isso, as formações foram importantes porque direcionadas a uma parcela significativa dos responsáveis de toda a Igreja. “A dimensão missionária é responsabilidade de toda a Igreja, pois foi o sonho deixado pelo Pai. Toda a Igreja é convocada a partir do papa, em primeiro lugar, passando pelos bispos no Colégio Episcopal e seus presbíteros, nos seminários e paróquias, a trabalhar a ação missionária”, pontuou o assessor.

Levar para as Bases

Também avaliou as formações o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, que destacou que as POM cumpriram seu papel ao levar animação missionária para a Igreja no Brasil, a partir dos encontros. “Nossa intenção é chegar o máximo possível junto às pessoas que tem influência na Igreja e conseguimos dar os primeiros passos com párocos, vigários e formadores. Já podemos pensar também em formações para outros agentes de pastoral, uma vez que tivemos grande aceitação com os encontros”, disse.

“Vou levar o encontro desta semana para a realidade de Oliveira, começando pelo Conselho de Formadores e depois trabalhando com os seminaristas e, a partir daí, estender aos lugares de missão que poderemos enfrentar a partir do que levarmos com toda a disposição e entusiasmo”, garantiu o membro do Conselho de Formadores na diocese de Oliveira (MG), padre Alyson Rabelo, que participou da Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário, em maio.

“Saímos daqui entusiasmados para convencer em nossas paróquias para a importância desta veia bonita que é a dimensão missionária; as pessoas precisam entender que o sentido pleno da vida se dá na pessoa de Jesus Cristo, causa da alegria da gente”, destacou o padre José Edinaldo de Aguiar, de Teresina (PI), que participou da Formação para Párocos.

0 comentários: