As mulheres continuam a sofrer injustiças no século XXI

quinta-feira, 8 de março de 2012

Por ocasião do próximo Dia Internacional da Mulher, os missionários salesianos ressaltam a importância da escolarização das mulheres afirmando que “educar uma mulher equivale a educar um povo”. Segundo o último Relatório de ‘Missões Salesianas’, em todo o mundo, mais de 40 milhões de meninas não frequentam escolas e 500 milhões de mulheres são analfabetas. Em consequência disso, acrescentam os missionários, as mulheres que não sabem ler nem escrever ignoram seus direitos e não podem participar das decisões de suas comunidades.
 
No Quênia, por exemplo, se as mulheres que trabalham nos campos recebessem a mesma instrução dos homens, as coletas aumentariam 22%. E se na América do Sul se eliminasse a disparidade de gênero no mercado de trabalho, o produto nacional aumentaria mais de 5%. Todavia, não é preciso ir tão longe para demonstrar as diferenças entre homens e mulheres. Por exemplo, se na Europa ambos recebessem os mesmos salários, o produto interno bruto aumentaria 13%. Diante desta situação, os missionários salesianos pedem a governos e organismos internacionais que envolvam mais as mulheres, assim como previsto nos acordos de 2000 em resposta ao Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de “promover a igualdade de gênero”.
 
Neste dia 8 de março de 2012, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) vem lembrar as injustiças que sofrem as mulheres por meio dos dados da Agência Fides levantados acima e, também, parabenizar todas, especialmente as missionárias, que doam suas vidas pela causa da evangelização e do próximo. 
Parabéns pelo seu dia.
 
Na foto em destaque, missionárias do exterior em curso de formação no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, em 2011.

0 comentários: