Termina retiro do Clero da diocese de Caratinga

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Durante quatro dias, 15 a 18 de agosto, o clero da diocese de Caratinga (MG) esteve em retiro na Vila Santa Isabel, município de Domingos Martins (ES). Orientado pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária e São Pedro Apóstolo, padre Savio Corinaldesi; e pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, o retiro teve a participação de 71 presbíteros e o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira.

“Fidelidade, seja a Cristo, à família, à condição humana, aos pais na fé, aos pobres e aos que virão depois”. Foi com este tema que padre Savio refletiu com os participantes a dimensão da fé. “Pensamos durante esses dias na importância de agradecer aos nossos antepassados que nos fizeram chegar até aqui na fé”, disse padre Savio sobre a espiritualidade vivida nesses dias.

O secretário afirmou também que, com base no tema do retiro, se procurou confrontar a história passada com o modelo de Jesus Cristo refletindo na nossa realidade atual. “Procuramos olhar ao nosso redor e perceber que o outro, a imagem de Jesus e a figura dos antepassados, dos pobres e daqueles que ainda nascerão, são forças importantes para darmos continuidade à caminhada de fé que não terminou. O próprio Documento de Aparecida (DAp) recomenda este agradecimento àqueles que nos fizeram chegar à fé”, acrescentou.

Padre Camilo disse que os dias de retiro foram momentos intensos que provocaram nos presbíteros mais atenção e um olhar mais profundo para a missão. “Alguns padres manifestaram no final do retiro o desejo de ir para a missão, seja dentro do país ou além-fronteiras”, relembrou.

Outro ponto importante que refletiu o otimismo e despertar dos padres de Caratinga foi o interesse pela formação missionária, conforme relatou o diretor das POM. “Da minha parte, senti nesse Clero uma forte unidade e uma esperança na caminhada missionária num futuro próximo. Vários padres já pediram para participar de encontros de formação nas POM e no Centro Cultural Missionário (CCM), que preparam melhor para os trabalhos missionários”.

No último dia do retiro, dom Emanuel Messias agradeceu a disposição dos padres das POM em orientar o retiro e se disse satisfeito com a semana de espiritualidade missionária. “Estou muito satisfeito pelo encontro, estou muito grato pela presença dos dois missionários vindos das POM. Com a formação sobre a dimensão missionária, novos horizontes estão se abrindo em nossa diocese para juntos possamos construir um caminho missionário como pede o Evangelho e os documentos da Igreja”, disse o bispo.

Confira todas as fotos do evento. Clique aqui Flickr

Fotos também no Picasa

0 comentários: