Diocese de Montenegro em clima de Santas Missões Populares

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da diocese de Montenegro (RS) realizou no sábado, 13, com a presença de representantes das cinco áreas pastorais da diocese, uma reunião de planejamento e avaliação do desenvolvimento das Santas Missões Populares (SMP) na diocese.

O projeto acontece desde 2010 e se estende até o próximo ano, quando acontece entre abril e setembro, as Semanas Missionárias em todas as paróquias da diocese.

Na reunião, os participantes apontaram os pontos positivos e os desafios para a realização das SMP nas 30 paróquias que compreendem os 32 municípios da diocese. De acordo com o vice-coordenador de Pastoral, padre Rafael Groth, que conduziu a atividade, quatro pontos positivos destacaram-se na reunião.

“De forma geral, o despertar missionário no povo está acontecendo em alguns lugares mais e em outros menos; nota-se a sede do povo em querer Deus, constatação esta feita nos retiros missionários paroquiais; há relatos de iniciativas bonitas feitas pelas paróquias prevendo a semana missionária em 2012; há também uma mobilização das paróquias, através dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas) em usar a criatividade para dar visibilidade à missão como o uso de adesivos, faixas, camisetas”, relatou padre Rafael.

Ainda na reunião, houve espaço também para a exposição dos desafios em realizar as Santas Missões Populares na diocese, conforme comentou padre Rafael. “Há vários desafios a serem superados, entre eles, resistência em alguns padres e movimentos ainda fechados em si mesmos; a formação das Comipas com a devida coordenação escolhida que demorou a acontecer e, por fim, a sensação de que são sempre as mesmas pessoas que abraçam a causa”, completou o vice-coordenador de Pastoral.

Neste primeiro semestre de 2011, todas as paróquias da diocese de Montenegro vivenciaram o retiro e a formação missionária, momentos preparatórios para a Grande Semana Missionária. Deles participaram todas as pessoas que se sentiram motivadas através do convite feito pelos padres, catequistas, ministros e jovens das paróquias.

0 comentários: