Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária desperta diocese de Tocantinópolis para a missão

sexta-feira, 15 de abril de 2011

“Foi um evento que despertou nossa Igreja e animou as pessoas da cidade de Araguaína; há muito tempo não se via um evento tão animado pelo espírito missionário e juvenil aqui na diocese de Tocantinópolis”. Foi a avaliação que o bispo da diocese de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira Melo, fez após o 8º Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária (8º Erjam), que aconteceu em Araguaína (TO), entre os dias 8 e 10 de abril.

O evento reuniu mais de 300 jovens do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e discutiu o lema da Campanha da Fraternidade 2011, “A criação geme em dores de parto”, (Rm 8,22) e o lema do próprio encontro. “Conhecer Jesus Cristo é nossa alegria, segui-lo é uma graça, anuncia-lo é nossa missão (DAp 18)”.

Dom Giovane, que participou do encontro durante todo o fim de semana, elogiou a disposição e alegria dos jovens que, apesar de muitos viajarem mais de 1.200 quilômetros de ônibus, para participar do encontro, demonstraram o espírito missionário no evento. “Foi uma graça para nossa diocese receber tantos jovens de fora e poder ver no rosto de cada um o espírito missionário e a abnegação; a diocese de Tocantinópolis vivenciou um momento rico que fortaleceu nossas pastorais, principalmente o Setor Juventude”, disse, contente, o prelado.
O secretário nacional da Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, também avaliou positivamente o encontro. Ele destacou a integração entre os jovens e a disposição das comunidades acolhedoras. “Os jovens realmente abraçaram o espírito missionário durante o encontro, pois, mesmo longe de casa, eles souberam participar e vivenciar o momento com outros jovens e com as comunidades; eles mostraram desapego e humildade para participar do evento. As comunidades acolhedoras também estão de parabéns por ter nos recebido tão bem no Erjam”, sublinhou o secretário.

Para a anfitriã do encontro, a assessora da Juventude Missionária na diocese de Tocantinópolis, Dores Lúcia, este foi o melhor Erjam que já aconteceu até hoje. “A cada ano o evento fica mais rico e este, sem dúvida, foi o melhor. A Igreja de Tocantinópolis ainda não tinha visto um encontro como esse da Juventude Missionária e foi bom porque pudemos aproveitar para lançar o espírito missionário em nossa Igreja particular e a JM, apesar de ser pouco conhecida na diocese, agora foi muito bem divulgada e as pessoas sabem quem nós somos”, destacou Lúcia. A jovem frisou ainda que um passo importante foi dado na diocese de Tocantinópolis para desenvolver o espírito da Juventude Missionária na Igreja local. “A criação de grupos da Juventude Missionária em todas as paróquias da diocese já está presente no Plano de Pastoral 2011 e isso é muito bom porque vamos crescer a partir de agora”, comemorou a coordenadora.

0 comentários: