POM celebram Quarta-feira de Cinzas e abrem a CF-2012

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) abriram na manhã desta quarta-feira, 22, a Campanha da Fraternidade 2012, “Fraternidade e Saúde Pública” e celebraram, com seu corpo de funcionários, a Quarta-feira de Cinzas, momento que introduz o Tempo Quaresmal na Igreja Católica em todo o mundo.
 
O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, que presidiu a celebração, lembrou que hoje damos um passo importante para a entrada no Tempo Quaresmal; afirmou que “estamos num tempo favorável para conversão e cabe a cada a um, aproveitar e depositar a confiança em Deus salvador”. O sacerdote também falou da Campanha da Fraternidade, ressaltando que, para a saúde se difundir por toda a terra, precisamos também fazer a nossa parte. “De fato a saúde pública no Brasil tem muitos problemas, mas cabe a todos nós fazermos nossa parte para que ela possa ter a qualidade que precisamos”.
 
O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, explicou que as Cinzas simbolizam um tempo de conversão e que é no interior do ser humano que a mudança deve acontecer. “Entramos no tempo da Quaresma, momento propício que nos convida à mudança que deve acontecer no interior de cada um. Cabe a nós cultivar a nossa fé para que a conversão aconteça”, exortou.
 
Padre Camilo lembrou ainda que, para viver bem o Tempo Quaresmal é preciso se ater à oração, ao jejum e à esmola. “Essas três ações nos fazem voltar a Deus, ao arrependimento e à conversão, por isso, vamos fazê-los, mas em silêncio, para que somente o Deus que está nos céus os veja. Só assim teremos a recompensa”, completou.
 
Tempo da Quaresma
 
Conhecido como o tempo litúrgico da conversão, o Tempo da Quaresma é marcado pela preparação para a festa da Páscoa. A Igreja nos convida a vivenciá-lo durante 40 dias, começando na Quarta-feira de Cinzas e terminando no Domingo de Ramos. É o tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e, com isso, podermos viver mais próximos de Cristo.

0 comentários: