Novena Missionária faz reflexão sobre o continente europeu

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


“Brasil Missionário partilha a tua fé com a Europa”. Com este tema, foi celebrada na manhã desta quarta-feira, 17, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) o sexto dia da Novena Missionária. A reflexão foi em torno da “Europa e a missão ad gentes”. O condutor de hoje, o diretor das POM, padre Camilo Pauletti, sinalizou que o velho mundo, uma vez exportador de missionários, hoje, necessita de missionários para o novo cenário que se configura.
 
“A Europa já enviou missionários para muitos países no mundo inteiro, tempos atrás. De modo especial, eles estiveram bastante presentes no Brasil, mas agora aquele continente precisa de missionárias e missionários como nunca antes”, sublinhou. Atendendo a este apelo, há cerca de 493 missionários atuando em diversos países europeus. Um dos desafios do continente, porém, é a quantidade cada vez maior de migrantes vindos da África e países árabes.
 
No momento de testemunho foi passado o vídeo da missionária leiga Teone Pereira dos Santos, que atuou em Moçambique, África, por três anos, por meio do Projeto Além-Fronteiras do Piauí – Maranhão naquele país. “No início a situação da mulher me causava indignação, mas aos poucos fui entendendo que as coisas acontecem ao seu tempo, ‘vacane, vacane’ (pouco a pouco). A minha presença era de apoio e não para impor mudanças radicais”, diz num trecho do vídeo integrante do material da Campanha Missionária 2012.
 
A Europa hoje
 
O continente europeu tem uma superfície de 10.349.915 km², uma população de 745.500.000 habitantes e expectativa de vida de 72,7 anos. A mortalidade infantil é de 10 para cada mil nascidos e analfabetismo de 1,3%. O quadro religioso mostra que os protestantes e ortodoxos são a maioria: 48%. Os católicos aparecem em seguida com 46%. Os mulçumanos são 5% e outras religiões 1%.
 
Nesta quinta-feira, 18, o tema do 7º Dia da Novena Missionária será sobre “Brasil Missionário, partilha a tua fé com a Ásia”.
 
Dia Mundial das Missões
 
Neste ano, o Dia Mundial das Missões é celebrado no sábado e domingo, 20 e 21 de outubro, quando acontece a Coleta Nacional feita em todas as comunidades e instituições católicas. O valor arrecadado deve ser integralmente enviado ao Fundo Universal de Solidariedade, através das Pontifícias Obras Missionárias. Essa contribuição econômica é destinada a projetos missionários em todo o mundo, por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.
 
Acesse o material da Campanha Missionária 2012. Clique aqui

0 comentários: