Congresso missionário: um novo ar para a Igreja no Brasil

terça-feira, 10 de julho de 2012


 O arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Pedro Brito, nutre o forte desejo de que o 3º Congresso Missionário Nacional, evento que tem início em Palmas nesta quinta-feira, 12, e segue até domingo, 15, “inspire a Igreja a sair deste Congresso respirando um novo ar missionário”. Justamente pensando nisso que ele escreve seu último artigo nas vésperas do evento.

“Palmas, pulmão missionário do Brasil”. Este é o tema do texto que faz refletir sobre a importância da dimensão missionária para animar a Igreja a olhar para fora, a levar a Palavra de Deus até os confins do mundo, como bem exortou Jesus Cristo no Evangelho. “Como o pulmão, principal órgão do aparelho respiratório, a missão exerce, na Igreja, função semelhante. Assim como acontece com o pulmão no corpo, a Igreja respira e vive com o pulmão da missão”, compara o arcebispo.

Em citação ao papa Bento XVI, dom Pedro Brito ressalta que “o dinamismo missionário vive e vive somente – se existe a alegria do Evangelho, se estamos na experiência do bem que vem de Deus e que deve e quer se comunicar”, e destaca que “a Igreja existe em função da missão; caminha com os pés da missão; ama com o coração da missão [...]”.

Leia artigo na íntegra. Clique aqui

0 comentários: