A diocese de Franca (SP) se prepara para ir em Missão à diocese de Bom Jesus do Gurguéia (PI) com quem mantém o projeto de Igrejas-Irmãs. Realizado anualmente, o projeto consiste em convivência fraterna, realização de sacramentos, partilha de cultuas e costumes, a religiosidade e a promoção de encontros catequéticos e lúdicos com crianças e jovens.
Uma publicação no site da diocese de Franca especifica ainda que “incentivamos a oração, terços, celebrações da Palavra, missas, ciclos bíblicos etc. Também temos um papel fundamental de encontrar lideranças para que quando formos embora, estes continuem os trabalhos. Enfim, nosso compromisso é animá-los missionariamente”.
A Missão tem início no fim de junho e dura até meados de julho, cerca de 25 dias. Os missionários de Franca partem de ônibus numa viagem que dura três dias para ir e três para voltar. Os 30 missionários ajudam com sua presença no Piauí, como também financeiramente e com materiais, incentivados pelo bispo diocesano, dom Pedro Luis Stringhini.
O Programa é adotado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Brasil desde 1972. Porém na diocese de Franca existe desde 1995, do qual, apenas padres e seminaristas participavam. A partir de 2004, sob a coordenação do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), começaram a participar também leigos e demais religiosos.
PreparaçãoHá um encontro por mês e dois retiros ao ano com a participação de formações e laboratórios de Missão, que formam missionários para realizarem trabalhos nas paróquias através dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAS), na diocese pelo COMIDI, e ainda preparam para a missão além-fronteiras.
0 comentários:
Postar um comentário