Seminaristas, vem aí o 2º Formise do Regional Leste 2

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nos próximos dias 26 e 27 de maio, o Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) realiza o 2º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Formise). O evento acontece em comunhão com o 3º Congresso Missionário Nacional a ser realizado em Palmas (TO), entre os dias 12 e 15 de julho; por isso, o tema do Formise será “Discipulado missionário: do seminário para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”.
 
 Durante o encontro, os participantes deverão apresentar os trabalhos realizados pelo Comise ou pela diocese com a participação dos seminaristas.
 
Em carta enviada a todas as dioceses do Regional, o bispo responsável pela dimensão missionária do Leste 2, dom José Lanza Neto, destacou o “intenso período de missão que vive o Regional”, e que é “motivo de dar graças a Deus. Junto a essa boa notícia, chega o apelo de avançar para águas mais profundas, e o desafio a fazer nossa parte como Igreja missionária”.
 
O 1º Formise
 
Aconteceu em Belo Horizonte (MG) nos dias 28 e 29 de maio de 2011. Refletiu o tema “Paróquia Missionária” e foi assessorado também por padre Sávio Corinaldesi. O encontro reuniu 19 seminaristas de 10 dioceses.
Durante a formação, padre convocou os seminaristas a “sair de si mesmos e ir ao encontro do outro, não para levarmos o Cristo para ele, mas sim, através do Cristo que habita em mim, ajudar o outro a perceber que Cristo habita nele”.

Os participantes refletiram também a dimensão missionária, na figura do sacerdote, com base na Mensagem do beato João Paulo II para o Dia Mundial das Missões de 1990, na qual o pontífice afirmou: “A educação dos futuros sacerdotes para o espírito missionário implica que o sacerdote deve sentir-se e agir, onde quer que se encontre, como um pároco do mundo, ou seja, de toda a Igreja missionária. Ele é o animador nato e o primeiro responsável do despertar da consciência missionária nos fiéis”, diz um trecho do texto.

Partilha e sugestões

Ainda durante a formação, os seminaristas fizeram um momento de partilha para avaliar como está a animação missionária em seus seminários. Como sugestões, os seminaristas manifestaram que desejam ter mais incentivo missionário no período formativo, como constar na grade curricular a matéria de Missiologia, no estudo da Teologia, inclusive, que a dimensão missionária tenha algum aspecto ressaltado em todas as disciplinas de Teologia. Também se comprometeram a providenciar que as bibliotecas dos Seminários tenham uma bibliografia atualizada sobre Missão e que sejam mais valorizadas as revistas missionárias.

O Formise de Belo Horizonte foi fruto do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, ocorrido em julho de 2010, em Brasília.

0 comentários: