Conselho Missionário Nacional realiza Assembleia e prepara Congresso

sábado, 3 de março de 2012

Começou nesta sexta-feira (02), na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília - DF, a 29ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional - Comina, organismo da CNBB responsável pela animação e cooperação missionária além-fronteiras.

“Devemos pedir a graça da perseverança no serviço missionário. A Palavra de Deus faz hoje, um convite ao novo, a uma profunda conversão e transformação pastoral”, disse dom Sérgio Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, durante a missa que inaugurou os trabalhos. “Nesta Assembleia, vale a pena nos perguntar sobre o que ainda não fizemos e ver o que precisamos fazer para que nossa Igreja seja mais ad gentes”, destacou o bispo.

Na apresentação dos temas em pauta, padre José Altevir da Silva, assessor nacional da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e secretário do Comina, sublinhou que a Assembleia está focada na preparação do 3º Congresso Missionário Nacional - 3º CMN, evento que reunirá nos dias 12 a 15 de julho em Palmas -TO, cerca de 600 representantes das forças missionárias de todas as regiões do Brasil.

Segundo Camilo Pauletti, diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias – POM, esta Assembleia serve de impulso para animar as dioceses e regionais na preparação do 3º CMN. “Com a ajuda dos coordenadores e forças missionárias a ideia é que o maior número de pessoas aproveite o conteúdo e a realização deste evento”, explicou padre Camilo.

Nos relatórios dos regionais os coordenadores relataram as diversas ações nos âmbitos da formação, articulação e animação missionária nas dioceses. Entre os desafios para um trabalho consistente, ganhou destaque a extensão territorial da Região Norte do País e os escassos meios para garantir o acompanhamento de todas as comunidades.

Participam da Assembleia os bispos e assessores responsáveis da dimensão missionária da CNBB; o diretor e os secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM), o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), membros da Comissão para a Missão Continental, os coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) e representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE); das congregações e imprensa missionária. Padre Fábio Gleiser representa a arquidiocese de Palmas – TO, sede do 3º CMN.

Na manhã deste sábado, (03), durante os trabalhos da Assembleia, está previsto uma coletiva de imprensa na qual serão apresentados oficialmente o Cartaz, a Logomarca, o Instrumento de Trabalho e o Site do 3º Congresso Missionário Nacional.

0 comentários: