Retiro Missionário: a importância de dar e receber

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ter presente a importância da abertura para dar e receber foi o foco do Retiro dos Missionários da diocese de Franca (SP), realizado nos dias 4 a 6. “O objetivo do retiro foi animá-los e fortalecê-los no espírito missionário”, enfatizou o orientador, o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti.

A Diocese de Franca assume há vários anos um projeto de inter-ajuda ou Igrejas Irmãs, com a diocese de Bom Jesus no estado do Piauí. São leigos, consagradas, seminaristas e padres que vão e passam um mês, todos os anos, fazendo missão naquela região. Para manter a chama viva, todos os anos, o Conselho Missionário Diocesano  (Comidi), organiza encontros e retiros para preparar, animar e fortalecer a consciência e a espiritualidade missionária.

“Foi muito bom perceber a força da missão, principalmente dos leigos. Também a presença de um padre e sete seminaristas. Neste retiro, manifesta a disposição desta Igreja, com o cultivo do espírito missionário. São ações deste nível que ajudam nossa Igreja assumir uma postura mais missionária”, disse padre Camilo.

Ainda no Retiro foram destacados pontos importantes para exercer bem a missão, como a oração, escuta da palavra de Deus e da realidade, a confiança, disponibilidade, desapego, a alegria, gratuidade, partilha, o estudo, amor aos pobres, paciência, não ter medo, sair de si, trabalho em equipe.

0 comentários: