Com o objetivo de colaborar com o crescimento do espírito missionário na Igreja no Brasil, teve início nesta segunda-feira, 3 de outubro, a 2ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília.
O encontro conta com a participação de 40 sacerdotes que, ao longo dos cinco dias de formação, que segue até sexta-feira, 7, deverão discutir o tema missão nos mais diversos aspectos a partir da programação do encontro.
O religioso do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Francisco Cleides de Oliveira, da diocese de Crateús (CE), destacou as expectativas para este encontro. O aprofundamento nos temas sobre a dimensão missionária, além da possibilidade de troca de experiências deverão ser os pontos fortes da formação, segundo ele.
“A missionariedade é intrínseca à Igreja e eu espero um enriquecimento da experiência missionária nas paróquias ao longo desta semana. Além do aprofundamento nos temas, durante os dias, acredito que a troca de experiências entre os participantes das diversas regiões do país, será proveitosa para entender melhor o que a missão tem a colaborar para a vida da paróquia, para podermos levar o aprendizado aos nossos paroquianos”, sublinhou padre Francisco.
Padre José Edivaldo de Brito tem 18 anos de sacerdócio e é administrador paroquial da paróquia São José da Coroa Grande na diocese de diocese de Palmares (PE). O encontro, para ele, será um momento para entender melhor o que é missão. “A Igreja é por sua natureza missionária e nós, participantes desta formação, vivemos em paróquias. Sempre nos perguntamos como viver a dimensão missionária. Por isso, tive o desejo de ter esse aprofundamento para trabalhar a missão na minha realidade de pároco. Às vezes falamos de missão e pensamos que é apenas sair da minha localidade, porém, a missão não é só sair, mas ela se dá em todos os lugares, inclusive na paróquia. Acredito que entenderei melhor esse aspecto durante o curso”, disse ansioso, o pernambucano.
O que há de mais especial na Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários, para o franciscano capuchinho, frei Rutivalter Brito, 53, da paróquia Maria Auxiliadora de Jaguaquara (BA), é a reflexão sobre uma temática que é necessária e urgente para a vida da Igreja. O religioso destacou, da mesma forma que seus colegas, que espera no encontro uma semana de muita reflexão acerca do tema proposto, bem como espaço para interagir com os sacerdotes vindos de todas as regiões do país.
“Este encontro de párocos ligado à dimensão missionária é muito especial porque evangelizar é um desafio a partir da ordem de Jesus que nos envia ao mundo. Evangelizar não é outra coisa senão apresentar ao mundo o próprio Cristo a partir da Palavra de Deus e da realidade de cada comunidade e pessoa. Estamos na expectativa de conhecer novas pessoas e novos métodos nesse processo de evangelização e, na medida do possível, aplicar o que vamos conhecer aqui dentro na realidade paroquial onde eu trabalho. Será um encontro oportuno porque tudo o que fala de missão é necessário e urgente para a nossa Igreja”, frisou.
A 2ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários é promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM).
Programação
Hoje, 3, os participantes chegaram na sede nacional das POM, em Brasília. Houve apenas os primeiros encaminhamentos sobre a Semana de Formação Missionária, por volta das 19h30.
Nesta terça-feira, 4, os párocos participam da celebração eucarística às 7h. O estudo do tema do dia:
“Kairós da missão nos documentos do magistério com enfoque pastoral: do Vaticano II até a Conferência de Aparecida”, orientado pelo diretor executivo do Centro Cultural Missionário, padre Estevão Raschietti, começa às 8h30.
Questionamentos e esclarecimentos acontecem por volta das 10h30. Ao meio dia há o almoço e, os trabalhos da tarde têm início às 14h com grupos de estudo. Às 16h tem lugar o plenário com a chamada Fila do Povo e as considerações finais do assessor, padre Estevão.
Noite
Às 18h os participantes têm a Oração da Noite, jantar às 18h30 e testemunho dos missionários às 19h30.
0 comentários:
Postar um comentário