Missionários enviados ao Paraguai retornam ao Sub-Regional de Botucatu

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Já estão de volta ao Sub-Regional de Botucatu (dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente) os 56 missionários que partiram, no dia 17 de julho, em missão para a 2ª Vivência Missionária no Distrito de Iguaçu, paróquia de São José Obrero, no Paraguai.
 
Por uma semana, os missionários realizaram visitas, celebrações, confissões e encontros. De acordo com os missionários, foram dias intensos, de manhã com a oração, depois a distribuição dos missionários nas diversas capelas, onde andava-se muitas vezes 30 km pela estrada de terra, com muita lama e dificuldades de acesso, mas com muitos irmãos esperando a visita dos “misioneros”, cheios de anseio e gratidão. À tarde, celebrava-se a Santa Missa, retornando às casas de acolhida somente à noite para o jantar e o repouso.
 
“Nós missionários agradecemos muito a cada família visitada pela acolhida, a cada irmão que nos acompanhou nas visitas para ser guia e também intérprete, a cada família que nos recebeu para dormir, a todas as pastorais e movimentos que cuidaram dos almoços e jantares, e tantos veículos colocados à disposição para o transporte às capelas distantes”, agradeceu o coordenador dos Conselhos Missionários da Sub-Região, padre Everton Aparecido da Silva.
 
Os 56 missionários são representantes de movimentos e pastorais, além de seminaristas das dioceses de Araçatuba, Ourinhos e Presidente Prudente. O arcebispo de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo, leu uma mensagem que foi apresentada durante a missa de envio. No texto, dom Maurício destaca que a experiência missionária é uma via de “mão dupla”. “Dar e receber; falar e saber ouvir; ensinar e procurar aprender; revelar o que é, mas também valorizar a vida, a história e a cultura do outro; evangelizar e ser evangelizado”, diz um trecho do texto.

0 comentários: