O Encontro de Líderes Missionários da Infância e Adolescência Missionária (Elmi) aconteceu mais uma vez na Igreja no Brasil. Desta vez foi na diocese de Caratinga (MG), nos dias 5 a 7.
O encontro, cujo objetivo é capacitar crianças, adolescentes e assessores dos grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM), para que cresçam na experiência do seguimento de Jesus Cristo e despertem o espírito missionário universal, reuniu 66 crianças e adolescentes e 18 assessores.
Toda a formação foi assessorada pela coordenadora estadual da IAM, Maria das Dores Silva Santos (Dorinha), acompanhada da equipe de coordenação na arquidiocese de Belo Horizonte. O bispo da diocese de Caratinga, dom Emanuel Messias, presidiu a eucaristia de encerramento do encontro.
Toda a formação foi assessorada pela coordenadora estadual da IAM, Maria das Dores Silva Santos (Dorinha), acompanhada da equipe de coordenação na arquidiocese de Belo Horizonte. O bispo da diocese de Caratinga, dom Emanuel Messias, presidiu a eucaristia de encerramento do encontro.
“A Infância e Adolescência Missionária deve ajudar os outros a descobrirem o DNA de Deus que é Amor misericordioso”, disse o bispo, valorizando o trabalho da IAM.
A formação aconteceu nas dependências da paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Esplanada, de Caratinga, e contou com a presença de líderes e crianças das paróquias São João Batista, São Judas Tadeu, Nossa Senhora da Conceição, e Nossa Senhora do Carmo, todas de Caratinga. Além delas, participaram as paróquias de Ipaba, Ipanema, Santana do Manhuaçu, Bom Pastor de Manhuaçu, Pocrane, Espera Feliz, Dom Lara, São do Oriente, Vermelho Novo, Divino e Alto Jequitibá.
O que é o Elmi
É o encontro de líderes missionários que tem como objetivo capacitar crianças, adolescentes e assessores dos grupos de IAM, para que cresçam na experiência do seguimento de Jesus Cristo e despertem o espírito missionário universal.
Para isso, o Elmi oferece um apoio para o trabalho com a Infância e Adolescência Missionária; uma experiência do amor preferencial de Jesus pelas crianças; uma espiritualidade adaptada às crianças; uma pedagogia sempre nova, no seguimento de Jesus e no crescimento da fé; além de um serviço na evangelização e no protagonismo das crianças.
Seus objetivos são: Impulsionar o compromisso missionário, a partir da experiência pessoal com Jesus; estudar e aprofundar os conteúdos de animação e formação missionária com as crianças; promover e impulsionar o serviço de coordenação com as crianças, integrando a ação evangelizadora; educar na conscientização da missão na igreja universal, diocesana e paroquial; capacitar agentes, para que se estruturem grupos nas paróquias que ainda não tem Infância e Adolescência Missionária e novos Elmis. O encontro ajuda ainda a concretizar ações e compromissos para uma animação, organização e cooperação missionárias, em cada igreja particular, a curto, médio e longo prazo.
0 comentários:
Postar um comentário