Dom Sérgio da Rocha valoriza dimensão missionária da Igreja na cerimônia de posse da arquidiocese de Brasília

sábado, 6 de agosto de 2011

A cerimônia de posse canônica da arquidiocese de Brasília, na manhã deste sábado, 6, foi marcada pelo espírito missionário do seu novo arcebispo, dom Sérgio da Rocha. Toda a sua reflexão foi desenvolvida a partir da dimensão missionária e do Evangelho de hoje (Mt 17,1-9) que narra a transfiguração de Jesus aos discípulos Pedro, Tiago e João.

“Necessitamos da participação de todos, da comunhão em tudo, em vista da missão. Aqueles que sobem o monte tabor, uma vez encontrando-se com o Senhor transfigurado, não podem se instalar comodamente. Ainda que persista o desejo de construir tendas, de permanecer com o Cristo glorioso, deve ser mais forte a revelação de toda a grandeza e a beleza de fazer aquilo que é necessário”, disse durante sua homilia, dom Sérgio.

O Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), de modo especial a arquidiocese de Teresina, onde dom Sérgio foi arcebispo nos últimos quatro anos, marcou presença com 50 sacerdotes, os bispos do Regional, religiosos e várias caravanas de fiéis. A cerimônia também contou com a presença do diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti; e dos secretários nacionais das Obras da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Propagação da Fé e Juventude Missionária, respectivamente, os padres André Luiz de Negreiros e Marcelo Gualberto. 

Ainda durante sua reflexão, dom Sérgio convocou a Igreja de Brasília a se fazer discípula-missionária com a preocupação de ir ao encontro das suas ovelhas. “Não podemos ficar tranquilos à espera passiva em nossos templos, mas é urgente ir a todas as direções, necessitamos sair ao encontro das pessoas nas comunidades para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Jesus”, exortou.

Dom Sérgio falou de uma igreja missionária que se preocupa com os mais necessitados, com a família e com a juventude. Disse que o serviço deve ser feito a partir do testemunho do Evangelho, mas indo ao encontro do outro. “O ide, fazei discípulos’ nos interpela continuamente a nos renovarmos na vida da Igreja; como Igreja missionária queremos anunciar o Evangelho e testemunhar a vida nova em Cristo, a todos, nos diversos ambientes e situações colocando-nos a serviço da juventude, da família”.

O novo arcebispo citou ainda as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e o Documento de Aparecida (DAp) para dizer que não podemos ficar tranquilos na espera passiva em nossos templos, mas é urgente ir em todas as direções; necessitamos sair ao encontro das pessoas, nas comunidades, para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Jesus. O mandado de Jesus missionário continua a ecoar e se renova na vida desta Igreja de Brasília”, concluiu dom Sérgio.

Dom Sérgio da Rocha sucede a dom João Braz de Aviz que, em janeiro, foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em Roma.

0 comentários: