Encerrado o 4º Formise do Nordeste

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Na sexta-feira, 8, terminou a 4ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste (4ºFormise). O evento, que aconteceu em Campina Grande (PB), reuniu 80 seminaristas de todos os Regionais do Nordeste. Foi organizado pelos seminaristas da diocese de Campina Grande e Guarabira e contou com a colaboração das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Para o vice-reitor do Seminário Maior de Campina Grande, padre Dezenilton Santos, o encontro mostrou a importância da dimensão missionária para a Igreja desde o período formativo dos futuros sacerdotes. “A formação dos seminaristas para a missão é algo que deve ser tratado com profundo zelo e dedicação; a Igreja nasceu da missão dos primeiros apóstolos e só se manterá acesa enquanto existir missionários, comprometidos em levar a Boa Nova para todos”, destacou.

Da mesma forma, o bispo diocesano de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, que participou do segundo dia de atividades, falou da importância deste momento para a formação dos futuros presbíteros. “É motivo de preocupação quando, no período formativo, o seminarista se distancia das realidades nas quais o povo de Deus está inserido. Não precisamos de padres para enfeitar os altares, mas de padres que vão ao encontro do povo”.

Entre os assessores do evento, estavam os secretários da Pontifícia União Missionária, padre Savio Corinaldesi; e o secretário da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros.  Em sua exposição, padre Savio deixou claro o lugar dos seminaristas e padres da Igreja. “Os seminaristas e padres não pertencem a uma diocese, pertencem ao mundo, ao chamado de Jesus Cristo para a sua missão”, sublinhou. De acordo com ele, “o seminarista deve estar aberto ao espírito missionário, ter perseverança e coragem na caminhada”, ressaltou. Eles abordaram a temática “A organização missionária do seminário”. 

CONTINUE LENDO...

0 comentários: