Participantes do Curso de Animação Missionária do ‘Sulão’ divulgam carta final do evento

terça-feira, 28 de junho de 2011


Os quatro regionais do sul do país (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) o chamado “Sulão” mais o Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) divulgaram a carta-síntese do Curso para Animadores Missionários, que aconteceu em Florianópolis (SC) nos dias 22 a 26 e reuniu 57 animadores de 32 dioceses.

O encontro teve por objetivo promover a formação missionária para assessores e coordenadores dos diversos Conselhos Missionários dos Regionais do Sulão. O texto chama a atenção para a mudança de época por que passa o mundo atualmente e destaca que a Igreja precisa rever as suas estruturas eclesiais para responder os desafios da época.

“As atuais estruturas eclesiais encontram dificuldades em responder aos desafios de mudança de época e de urbanização; precisam ser reavaliadas e, quiça, melhor adaptadas”, sublinha um trecho da carta. Os participantes do Curso fizeram uma análise do contexto atual e identificaram alguns dados importantes que a Igreja precisa observar.

“O institucional deixou de ser referencial; a Igreja já não exerce mais força de orientação como já tivera; o cabedal científico e a racionalidade capitalista não conseguiram alcançar o progresso prometido; a Igreja, internamente, no passo que comporta a diversidade de posturas e atitudes também enfrenta a dificuldade de conjuga-las numa prática evangelizadora eficaz e salutar”.

A carta é concluída com alguns pontos que sugerem reavaliações para que a Igreja possa acompanhar as mudanças e continuar a exercer o seu papel profético e libertador. “Diante desta realidade, a Igreja precisa considerar a ação pastoral- missionária. Estimulando-a [...]”, conclui.

Leia carta na íntegra. Clique aqui

0 comentários: