A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, no sábado, 25, a lista com os nomes dos bispos eleitos para compor as suas 12 Comissões Episcopais Pastorais. Ao contrário dos presidentes de cada Comissão, que são eleitos pela Assembleia Geral, os membros das Comissões são escolhidos, por eleição, pelo Conselho Permanente.
As eleições foram um dos principais pontos de pauta da primeira reunião do novo Conselho Permanente, na penúltima semana, dias 15 a 17. Foram escolhidos os bispos para compor outras Comissões e Conselhos que fazem parte da estrutura da CNBB. Há Conselhos e Comissões cujos membros são nomeados pela Presidência.
O número de membros de cada Comissão não é o mesmo, variando de três a seis, incluído seu presidente.
Dimensão Missionária e Missão Continental
A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial cujo novo presidente, dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR), foi eleito na última Assembleia da CNBB, em maio passado, teve os seguintes nomes aprovados para compor a Comissão: o bispo de Bacabal (MA), dom Armando Martin Gutierrez e o bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), dom Edson Tasquetto Damian.
Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Missão Continental cujo enfoque é o Projeto O Brasil na Missão Continental, foram eleitos o bispo de Floresta (PE), dom Adriano Ciocca Vasino; o bispo de Osório (RS), dom Jaime Pedro Kohl; e o bispo de Blumenau (SC), dom José Negri. Essa Comissão terá ainda, pela primeira vez, um assessor exclusivo designado para colaborar na coordenação dos trabalhos. O nome ainda não foi divulgado.
0 comentários:
Postar um comentário