Começa a Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário, na sede das POM

terça-feira, 24 de maio de 2011

Tem início na noite desta segunda-feira, 23, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário. O encontro reúne 32 formadores de várias regiões do país.

A iniciativa foi impulsionada pelo 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em julho de 2010. “Os seminaristas observaram, durante aquele Congresso, a necessidade dos formadores também ouvirem sobre a temática. Foi mais um apoio para realizarmos esta formação”, lembrou o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi.

O fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga, que vai ministrar a palestra “Kairós da Formação nos Seminários em Vista da Missão”, no segundo dia de encontro, afirmou que a formação acontece para transformar as palavras “bonitas e numerosas” presentes em vários documentos da Igreja, sobre a temática missionária, em vivência já a partir do período formativo dos futuros padres.

“Os documentos da Igreja são numerosos e belíssimos sobre o assunto. Palavras têm muito, mas falta a vivência e o encontro acontece para sanar essa lacuna”, disse. Essa lacuna, segundo ele, é traduzida em números da vivência cristã no mundo inteiro. “Precisamos ir ao encontro dos povos pagãos, evangelizar os mais de 5 bilhões de pessoas no mundo que ainda não aderiram a Cristo. Há uma urgência absoluta na Igreja quanto a isso”, justificou o sacerdote.

Sobre o tema que vai tratar durante a formação, padre Gervásio antecipou que será o “momento oportuno de insistir na importância da missão ad gentes (para os povos)”.

0 comentários: