Belo Horizonte (MG) acolheu nos dias 28 e 29, o 1º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Formise) do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais). O encontro reuniu 19 seminaristas de 10 dioceses.
“Paróquia Missionária” foi o tema da formação, assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária e Obra de São Pedro Apóstolo, padre Sávio Corinaldesi. “O Missionário é Cristo no meio do Mundo e a Missão brota do coração da Trindade. Quando Jesus passou pelo mundo, encantou pessoas que foram seus continuadores, por isso, devemos dar aos outros, o que recebemos”, afirmou o secretário durante sua exposição.
O secretário convocou os seminaristas a “saírem de si mesmos e ir ao encontro do outro, não para levarmos o Cristo para ele, mas sim, através do Cristo que habita em mim, ajudar o outro a perceber que Cristo habita nele”.
Os participantes refletiram também a dimensão missionária, na figura do sacerdote, com base na Mensagem do beato João Paulo II para o Dia Mundial das Missões de 1990, na qual o pontífice afirmou: “A educação dos futuros sacerdotes para o espírito missionário implica que o sacerdote deve sentir-se e agir, onde quer que se encontre, como um pároco do mundo, ou seja, de toda a Igreja missionária. Ele é o animador nato e o primeiro responsável do despertar da consciência missionária nos fiéis”, diz um trecho do texto.
Partilha e sugestões
Ainda durante a formação, os seminaristas fizeram um momento de partilha para avaliar como está a animação missionária em seus seminários. Alguns contam com a presença do Conselho Missionário dos Seminaristas (Comise) como é caso da arquidiocese de Mariana (MG), por exemplo, que tem a presença do Comise há um ano.
Já a diocese de São Mateus (ES) não tem Comise, porém faz visitas a asilos, orfanatos, hospitais, presídios e a dependentes químicos. São desenvolvidas também, pelos seminaristas, missões em paróquias, no período das férias.
Como sugestões, os seminaristas manifestaram que desejam ter mais incentivo missionário no período formativo, como constar na grade curricular a matéria de Missiologia, no estudo da Teologia, inclusive, que a dimensão missionária tenha algum aspecto ressaltado em todas as disciplinas de Teologia. Também se comprometeram a providenciar que as bibliotecas dos Seminários tenham uma bibliografia atualizada sobre Missão e que sejam mais valorizadas as revistas missionárias.
O Formise de Belo Horizonte foi fruto do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, ocorrido em julho de 2010, em Brasília.
0 comentários:
Postar um comentário