“Migração forçada é um dos males da humanidade”, aponta padre Sávio em reflexão

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Na terceira e última parte da série de reflexões durante a Semana Santa, o secretário nacional da Pontifícia União Missionária e da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, padre Sávio Corinaldesi, tratou do tema “Semana Santa e Migrações Forçadas”. Segundo o secretário, é um “mal dos nossos tempos”.

A migração é um fenômeno humano, explicou padre Sávio. Ele relatou que tanto na história profana como na história sagrada,  as migrações são movimentos de povos e o homem pela sua própria natureza é um ser andante, “meio que cigano”. Padre Sávio citou a Bíblia para falar das migrações enquanto fenômenos naturais: “Abrão, sai da tua terra e vai aonde te mostrarei (Gn 11)”.

O foco da reflexão, no entanto, são as migrações obrigadas. “As migrações se tornam negativas quando são forçadas e quando são migrações precipitadas sem respeitar o ritmo de cada um”, comentou o sacerdote. Ainda segundo padre Sávio, uma das grandes motivações das migrações forçadas são as calamidades naturais, tema da reflexão anterior.

Um exemplo dado por Corinaldesi, para as migrações causadas por desastres naturais acontece em vários países da África que sofrem com a seca permanente o que obriga as pessoas a migrar constantemente. Outro elemento, segundo o secretário, é a procura por condições de vida melhores. “Muitas pessoas migram não porque são expulsos de suas terras, por cataclismos, mas porque não têm condições de viver em seu país”, lamentou padre Sávio.

CONTINUE LENDO...

0 comentários: