Memória aos agentes de pastoral assassinados em 2010 e ao martírio de dom Oscar Romero

quinta-feira, 24 de março de 2011


Nesta quinta-feira, 24 de março, a Juventude Missionária da Itália aproveita a data em que se completam 31 anos do martírio do bispo de El Salvador, dom Oscar Romero, para celebrar o 19º Dia de Oração e Jejum em Memória dos Agentes de Pastoral de todo o mundo assassinados em 2010.

De acordo com a lista da Agência Fides publicada em dezembro do ano passado, foram assassinados 23 agentes pastorais em 2010: 1 Bispo, 15 sacerdotes, 1 religioso, 1 religiosa, 2 seminaristas e 3 leigos.

Analisando a lista por continente, ainda este ano com um número extremamente elevado, consta em primeiro lugar a América, banhada pelo sangue de 15 agentes pastorais: 10 sacerdotes, 1 religioso, 1 seminarista, 3 leigos. Em seguida vem a Ásia, com 1 bispo, 4 sacerdotes e 1 religiosa mortos. Enfim, a África, onde um sacerdote e um seminarista perderam a vida de modo violento.

Martírio de dom Oscar Romero
“Sentir com a Igreja”. Foi por este lema que o bispo salvadorenho teve sua vida ceifada em 1980, quando celebrava uma missa em memória de dona Sarita Jorge Pinto, com sua família e os doentes de câncer do Hospital da Divina Providência, na capital de El Salvador, na América Central.

Dom Romero foi vítima da defesa que pregou pela mudança da realidade salvadorenha, na época. Na década de 1980, o seu país estava mergulhado em guerra e ele reconheceu e assumiu seu papel estratégico como pastor de uma Igreja perseguida, e em plena sintonia com a mensagem de Cristo, constituiu-se em paradigma fiel do agir da Igreja feita opção pelos pobres e servidora do Reino de Deus. “Unamo-nos, pois, intimamente na fé e na esperança a este momento de oração por dona Sarita e por nós”. Estas foram as últimas palavras premonitórias do mártir.

0 comentários: